Mais uma do Programa Smiles da GOL, desta vez para mostrar a sua verdadeira face, o lucro. Estou me sentindo até um clarividente aqui, porém não gostaria de ter estado certo desde o início. Para você que está lendo até aqui e nada entendeu, leia as postagens anteriores sobre a estréia do Smiles na Bovespa, abrindo seu capital, pois fomos árduos críticos a essa conduta, uma vez que apenas 2 empresas tem seus programas como companhia aberta em Bolsa de Valores, o Multiplus da TAM e o Smiles da GOL, e isso em um mundo cheio de programas de fidelidade. Eu afirmei naquele momento que o Smiles deixaria de ser um programa de fidelidade para virar um programa de lucratividade, ou seja, iria prejudicar o seu ganho de milhas para lucrar com isso. Primeiro aumentou o resgate de forma ilícita das passagens das parceiras sem ter avisado ninguém, nem mudado a tabela no site, o que gerou vários inquéritos por parte dos Ministérios Públicos de alguns Estados, o que fez com que o Smiles culpasse o sistema e devolvesse as milhas. Alguns dias atrás o mesmo alterou o ganho de milhagem nos seus vôos, agora, quem compra passagens promocionais vai ganhar ZERO, ou seja, nada, e agora para completar o pacote mercenário, o Programa me vem com um tal de Club Smiles, o qual percebi hoje quando acessei minha conta pela manhã para tentar emitir um bilhete. Curioso, fui clicar e vi a seguinte informação:

Anúncios





*Captura de Tela retirada do site oficial do Smiles.com.br

Anúncios

Com isso você pode perceber que pagando 30 reais mensais vai ganhar míseras 1.000 milhas por mês, ter uma maior validade das milhas extras, acesso antecipado às promoções Smiles e bonificação na transferência dos Bancos. Muito bem, vamos discorrer o caso concreto, pode parecer pouco, e até é para muita gente, mas vamos olhar com uma óptica anual, 30 X 12 = 360 Reais, e isso vai te trazer de bem material o que? Apenas 12 mil milhas, uma validade maior das milhas extras (4 anos não é suficiente?), e quanto mais? Não é exposto pelo programa. Acesso antecipado às Promoções? Será que alguém viaja por que tem promoções ou procurar promoções por que quer viajar? Ou seja, apenas um imbróglio! Bonificação de transferência de bancos? Quanto será? 10%? 20%? E quem não transfere? Com certeza não 100%! Ou seja, de uma forma bem tosca, temos que pagar 360 Reais por ano ao Smiles para receber de verdade apenas 12 mil milhas de volta que significa uma passagem de ida para qualquer lugar do Brasil na emissão promocional de 10 mil milhas. Ou seja, é melhor comprar a passagem em uma promoção e acumular milhas do que pagar 360 Reais por ano ao Smiles, porém a passagem não pode ser comprada com o Smiles, pois o mesmo não vai mais dar milhas para passagens promocionais.
É um pesadelo para quem tem o Smiles como programa central e favorito, até 3 anos atrás eu gostava muito do Smiles, pois se acumulava bem, tinha um bom nível de Status, promoções frequentes para transferências de cartão de crédito com bonificação de milhas e categoria elite, além de ter boa disponibilidade nas parceiras internacionais, porém com a saída da American de sua parceria, e essas últimas modificações no Programa desde sua estréia na Bovespa com capital aberto, a missão da empresa mudou, deixou de fidelizar para lucrar, o que por consequência acaba por imputar prejuízos aos seus clientes, uma pena, pois era um bom programa. Na minha opinião, o pior movimento do Smiles foi abrir capital e querer ser uma empresa independente, pior no sentido para os consumidores e excelente para os empresários, pois o que se deixa de ganhar com as milhas são quantidades expressivas, e é justamente isso um desses pilares do Blog, levar educação aos brasileiros para potencializar seu ganho em programas de fidelidade para que não deixem as empreas lucrarem com esse direito tão importante que é a sua lealdade. Boa Viagem!