quinta-feira, 1 de maio de 2014

Textual description of firstImageUrl

URGENTE: Smiles não só altera a tabela como pratica juridiquês de contrato para prejudicar cliente

Foi divulgado aqui, bem como em outros sites do mesmo tema, que o Programa Smiles a partir de 30 de Julho alterou sua tabela de resgates, e no final da mensagem do comunicado oficial ainda afirmou a seus clientes: "Conte com a Gente, nós vamos continuar a fazer de tudo para você viajar". Porém, nenhum dos outros sites informou que de acordo com as novas mudanças não foi somente alterada a tabela de resgate, mas utilizado um instituto contratual que prejudica o cliente demasiadamente com uma simples preposição, o "de", pois de acordo com o novo regulamento, a nova tabela será "a partir de" e não somente "de", fazendo com que desta forma o Smiles coloque na verdade o valor que ele quiser para cobrança de assentos de milhas, e rindo de sua cara, quando lê a frase acima. Será que o programa acredita que somos otários? Deixo a reposta com você. Só posso dizer que nunca mais viajo de GOL e nem transfiro milhas para o Smiles, pois desde o ano passado venho afirmando aqui que a partir do momento que o Programa saiu da empresa parente, e ficou independente com viés de lucro, iria prejudicar o usuário, pois tratando-se do mercado de fidelidade, a única forma deles lucrarem é fazendo com que você tenha prejuízo, e na época recebi muitas críticas negativas, e hoje está aí a reposta do que eu tanto antecipei. Eu sugiro também que você abandone o Smiles, e faça boa viagens com outros programas!


Reparem na captura de tela acima na frase que eles divulgaram logo abaixo do comunicado da alteração aos seus clientes. Abaixo veja os valores absurdos que encontramos com diferença superior até 500% da Tabela Antiga, ou seja, com a adição do "A partir de", o Smiles não precisa mais alterar seu regulamento de programas, apenas cobrar quanto quiser, pois já está determinado dessa forma no regulamento novo do programa.


 Vejam a discrepância acima, e abaixo para o mesmo período hoje



Abaixo, perceba o diferente número de milhas cobrados para um mesmo voo de São Paulo a Paris, na mesma classe de serviço, com exatamente o mesmo tipo de tarifa.


*Todas as capturas de tela foram retiradas do site oficial do Smiles.




*Dica do amigo Gabriel Gasparetto

11 comentários:

  1. Gabriel Gasparetto1 de maio de 2014 19:52

    Prezado Eloy,

    Nitidamente a GOL/Smiles está menosprezando a inteligência dos membros de seu programa de milhagem.

    Além da matreira inclusão da expressão "a partir de" na quantidade de milhas, o que na prática permite aumento ilimitado das milhas necessárias, há uma tentativa de demonstração de "transparência" usada por eles que entendo caracteriza também desrespeito:

    "Lembre-se: este é o primeiro reajuste das tabelas internacionais do Smiles em mais de dez anos. E, para sermos sempre transparentes com você, divulgamos esta mudança com 90 dias de antecedência."

    Esta frase também consta da nova Tabela.
    Entendo-a como indutora de uma ILUSÃO.

    Uma coisa é você dar tempo para que os passageiros emitam seus bilhetes pela tabela antiga nos próximos 90 dias, mas para qualquer data dentro do prazo de disponibilidade de voos, que é de um ano à frente.

    Outra, muito diferente, é avisar hoje que qualquer bilhete emitido a partir de 90 dias já será pela tabela nova.

    Ou seja, a vigência é IMEDIATA, para quem queira viajar a partir de 30 de julho de 2014.

    Parabenizo-o pela sua atuação como Mestre das Milhas.

    Meu abraço,
    Gabriel Gasparetto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, como sempre, um comentário perfeito para a situação implementada pela GOL/Smiles. Vou enviar algumas notificações aos Ministérios Públicos da Tutela Coletiva do Consumidor, e nesse momento só nos resta aguardar. Também vou encaminhar uma reclamação ao Proteste.

      Mais uma vez obrigado pela dica, e meu forte abraço!

      Excluir
    2. Gabriel Gasparetto1 de maio de 2014 23:00

      Eloy

      A GOL/Smiles afirma em textos junto à nova Tabela de Milhas Internacionais:

      1) "...para sermos sempre transparentes com você, divulgamos esta mudança com 90 dias de antecedência."

      2) "Conte com a gente, nós vamos continuar a fazer de tudo para você viajar."

      Gostaria que a GOL/Smiles demonstrassem:

      a) Como um passageiro vai se beneficiar e conseguir viajar mais facilmente com essa "ajuda" em que a quantidade de milhas aumentou e em alguns casos abusivamente?

      b) Como o passageiro que pretendia viajar a partir de 30/7/2014 vai se beneficiar do aviso com "90 dias de antecedência", se o efeito prático é o mesmo: avisado agora, ou em 30/7, qualquer bilhete emitido o será pela nova tabela.

      c) Como um passageiro se beneficia, quando uma tabela além de ser elevada, ainda vem com os pisos aumentados, e os tetos ILIMITADOS, uma vez que as milhas necessárias são "a partir de"?

      Se a GOL/Smiles não conseguirem provar que estas alterações possuem sentido lógico e prático com sua afirmação de "fazer de tudo para você viajar", tem-se como corolário de que usam-se frases que iludem o consumidor pois o sentido é totalmente inverso:
      Será MUITO mais DIFÍCIL viajar emitindo bilhetes premio.

      Ficaria caracterizada então VIGARICE INTELECTUAL, ou seja MÁ FÉ, pura e simples.

      Excluir
    3. Você tem toda razão Gabriel, e eu concordo com todas as suas palavras!

      Excluir
  2. Boa Tarde, Eloy
    Tenho lido muito o seu site e aprendido muito com esse segmento, as oportunidades (pena que me parece que cheguei um pouco tarde) e as deslealdades que têm ocorrido com o consumidor, infelizmente.

    Gostaria de lhe pedir uma sugestão, com relação aos programas de fidelidade.
    Visto que o Smiles está agindo desta maneira, qual programa de fidelidade você sugere como melhor para manter ?

    Este ano farei apenas uma viagem nacional, e a partir do próximo ano tenho a pretenção de 2 viagens internacionais/ano, sendo as duas primeiras para os Estados Unidos, e depois intercalando com a Europa.

    Muito Obrigado e Parabéns pelo excelente site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo,

      Eu escolhi o AAdvantage da American, que apesar dos pesares, ainda é o melhor programa de milhagens do mundo. Como você pretende viajar para os EUA e Europa está bem coberto por ele, e nacionalmente pode utilizar a TAM e mandar as milhas para o seu AAdvantage. Eu escolheria esse.

      Se tiver qualquer outra dúvida fique a vontade.

      Obrigado pela participação,

      Forte Abraço.

      Excluir
  3. Caro Eloy, se possível gostaria que fosse abordado e denunciado junto ao proteste o bloqueio que a smiles vem fazendo para emissão de passagens na classe executiva por exemplo para paris, no site expertflyer aparece pelo menos 9 assentos disponiveis pela Air France e nenhum no smiles, a pesquisa pode ser feita para qualquer dia, agora que a nova tabela passou de 52500 paraq 85000 da pra entender o pq do bloqueio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As denúncias já foram feitas e encaminhadas ao Proteste e ao MP da tutela coletiva do consumidor, agora só nos resta aguardar!

      Obrigado pela participação!

      Excluir
  4. Então, Eloy. Li bastante a esse respeito, porém não entendo quais as vantagens do AA sobre o Smiles no contexto geral, pelo seguinte:

    - Hoje tenho o Black da Caixa, pontuando 2,2ptos/dólar, conversão 1=1 p/ smiles.
    Ptos negativos: A disponibilidade do smiles não é boa, e é um programa instável, que vive alterando regras sem aviso e prejudicando clientes.

    - No AAdvantage, porém, para pontuar, eu teria que voar tam, onde as passagens geralmente são mais caras do que na Gol. Além disso, o melhor cartão de crédito q pontua no AA é o do citibank, que pontua apenas 1,3 pto/U$, o que dificulta muito o acúmulo. Em questões de priority pass ambos não têm e em anuidade me parece que ficam quase equiparados.
    Pontos positivos que conheço: A Estabilidade do AA (creio que me falte conhecimento deste programa, realmente)

    O que mais o AA tem de vantagens sobre o Smiles para justificar os "contras" que são ter que voar pela tam e ter conversão 1,3pto/U$ ? Seria o status, ou o acúmulo de milhas voadas mais benéfica ?

    Novamente, muito obrigado. E desculpe por possíveis ignorâncias nas perguntas.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, as vantagens são inúmeras, com relação aos benefícios do Programa de Fidelidade. Hoje você não tem mais um número de milhas fixas para voar com o Smiles, pois a tabela é a partir de...

      Já com a AA você tem uma tabela fixa, e isso por si só já justifica, e você ainda pode emitir passagens TAM com milhas AA.

      Lembro também que em passagens baratas GOL, você NÃO pontua nada, não ganha 1 milha sequer. Logo espero que você entenda meu ponto de vista.

      Forte Abraço

      Excluir
  5. Gabriel Gasparetto10 de maio de 2014 12:55

    Eloy

    Permita-me retificar um aspecto de meus comentários, no que diz respeito ao início da vigência da nova Tabela de Prêmios do Smiles, em muitos casos substancialmente elevada.

    No dia que fiz o comentário, nenhuma busca mostrou resultados com a tabela atual, se os voos fossem posteriores a 30/7.
    Entretanto, voltei a fazer buscas, e com muita dificuldade - pois a disponibilidade é uma questão até mais importante que a quantidade de milhas - acabei encontrando, esporadicamente, meses à frente, um ou outro voo em classe executiva com as milhas da tabela atual.
    Portanto, é possível emitir bilhetes até 29/7, para voar após essa data, com as quantidades de milhas atuais; contanto, obviamente, que se encontre a disponibilidade, que é rara.

    ResponderExcluir