Resolvi escrever aqui, inclusive a pedido, sobre o sistema de resgate de passagens do Smiles. Recebi alguns emails me afirmando que a disponibilidade estava impossível, com algumas raras exceções, e somente pelas aerolíneas argentinas. Pois bem, resolvi verificar, e fiz uma amostragem entre São Paulo e Nova York, que são as saídas e destinos mais bem servidos de vôos entre Brasil e EUA. Não foi surpresa nenhuma não encontrar nada dos meses de junho até fevereiro do ano que vem através do Smiles, com exceção, é claro, das aerolíneas argentinas em algumas datas, mas não todas, e somente em classe econômica. Bom, logo quando o Smiles resolveu abrir capital na Bovespa, eu assumi uma posição crítica muito dura contra o programa, pois inclusive criei a seguinte frase que deveria estar sendo o lema do Smiles: “O nosso lucro é o seu prejuízo.”, pois é a única forma de fazer lucro em um programa de fidelidade, é justamente desvalorizar o valor de sua lealdade para abocanhar parte dela, e transformar a mesma em lucro para a empresa. Mas não basta escrever aqui sobre isso, é preciso demonstrar a verdadeira face do programa Smiles, inclusive, recebi alguns emails sobre outros Blogs e Sites que parecem que defendem o Smiles e colocam postagem sobre possíveis passagens quando as mesmas não existem, provavelmente devem ser sites pagos pelo programa para atrair os consumidores para a armadilha. Por quê digo isso? Ora, vejam vocês mesmo, e testem em casa. Infelizmente decidi não por várias capturas de tela pela limitação do site de tamanho, mas percebam que caso queira viajar para Nova York a partir de São Paulo em Outubro como fica pelo site Smiles:
Isso mesmo, só tem disponibilidade pela Aerolíneas Argentinas, tanto para ida como para volta, nenhuma disponibilidade em outra cia parceira, mas vejam agora a tabela da Delta de disponibilidade para ida e volta para o Mês de Outubro abaixo:
Incrível, a Delta oferece prêmios promocionais e regulares em quase todo o mês, quando o Smiles, sua parceira, não oferece nada, traduzindo essa imagem literalmente na frase que eu criei (“Nosso lucro é o seu prejuízo.”), pois caso a GOL abra disponibilidade para Nova York com a Delta criará um monstro, pois serão poucos os seus passageiros que deixarão passar essa oportunidade para viajar a um dos destinos mais visitados do mundo. Então resta provado aqui que o Smiles está sim, bloqueando assentos das parceiras internacionais, pelo menos nessa amostragem entre hoje e fevereiro do ano que vem, pelo simples motivo de impedir você de dar um real valor as suas milhas Smiles, transformando assim sua lealdade num transtorno, impedindo você de exercer seu direito de resgatar suas passagens devidas, simplesmente para lucrar em cima de sua fidelidade. Uma pena que a empresa tenha uma atitude dessas, e pior ainda é ver sites divulgando informações imprecisas e falaciosas no que se refere ao mundo das milhas. Eu tenho o compromisso de checar todas a informação e regramento de qualquer promoção aqui divulgada para melhor assessorar você a tomar a decisão que irá te beneficiar, sem qualquer influência externa de terceiros. Por isso posso dizer com a maior tranquilidade que o melhor programa de fidelidade nacional hoje é o Tudo Azul da Azul, pois o Smiles de Sorrisos não tem nada, porque o lucro deles é o seu prejuízo. Boa Viagem!
*As capturas de tela foram retiradas do sites oficial do Smiles e da Delta.