Quem não gostaria de ficar em uma Sala Vip antes do embarque no avião? Atualmente existem 3 tipos de salas vip. O primeiro é aquele que surgiu com o advento dos Programas de Fidelidade, em que é necessário possuir uma categoria elite no Programa da Cia aérea em que está voando ou ter comprado a passagem em Classe Executiva ou Primeira Classe para ter o acesso gratuito. Lembre-se que esse primeiro tipo de Lounge é uma propriedade da cia aérea, e por isso, os maiores beneficiados são aqueles que mais gastam com ela. Como por exemplo podemos citar as salas VIP do Smiles e TAM, que infelizmente tem em pouquíssimos aeroportos no Brasil. 

Anúncios

    O Segundo tipo são as Salas Vips dos Cartões de Crédito, em que um portador de um determinado cartão pode ter acesso àquela sala vip, como por exemplo, os Centurion Club, de propriedade da American Express, todavia existe um diferencial, sendo que no território Brasileiro quem é portador do Cartão GOLD pode ter acesso gratuito, porém já nos locais internacionais é necessário pagar uma taxa de 50 dólares americanos, pois somente o cartão THE PLATINUM tem entrada liberada para as salas vip internacionais. Também podemos citar as salas do Mastercard Black, para quem possui o cartão independente do Banco emissor, e os Clubes Diners, também para seus portadores, e uma questão importante, é que esse segundo tipo não aceita a entrada de quem não é afiliado ao cartão, mesmo mediante o pagamento, ou seja, nunca irão permitir que você entre em um Centurion Club pagando a quantia que for, se você não possuir o Cartão de Crédito da American Express, aquele com o Centurião no meio. 

Anúncios

    E finalmente vamos ao terceiro e último tipo de Sala Vip, que são justamente “a sobra”, ou seja, as salas vip próprias, aquelas em que você pode pagar para entrar, com destaque para a recém inaugurada Sala Vip que cobra 800 Reais em Guarulhos no novo terminal 3, que oferece vários serviços diferenciados. Ainda nessa categoria, algumas salas VIP do primeiro tipo, ou seja de cias aéreas, permitem o seu uso por um passe, mas geralmente isso recai mais sobre os clubes americanos, pois os brasileiros não costumam fazer isso, por exemplo, se você viaja nos EUA, pode comprar um passe para utilizar o Admiral’s Club da American Airlines, ou o SkyClub da Delta, mesmo que nem tenha Programa de Fidelidade dessas duas cias aéreas. Então elas são um tipo híbrido que se encaixam no tipo 1 e 3 que eu mencionei acima. Além disso existe um produto chamado Priority Pass, que você pode adquirir para permitir você  a acessar quase todas as salas vip do mundo, sendo que apenas aquelas que são exclusivas não permitem a sua entrada. O Priority Pass é uma empresa própria que trabalha justamente com o acesso à salas vip e cobra com base no seu número de acessos as mesmas, mas esse produto pode ser ofertado por alguns cartões de crédito no mercado de forma gratuita, que nesse caso deixa o cartão de crédito muito atrativo, como o caso do Cartão Santander Unlimited Visa ou Infinite, o HSBC Mastercard Black, e o Porto Seguro Visa Infinite. 

    Ainda existem aquelas salas vip do tipo 1 exclusivas, apenas para os passageiros pagantes de Primeira Classe, ou Nível elite top no programa da Cia aérea, que nem mesmo o Priority Pass tem convênio, logo não aceitam o pagamento também para permitir o acesso de terceiros. A maioria dessas salas existe fora do Brasil, com exceção limitada para a Sala da Primeira Classe da TAM em Guarulhos que está para ser desativada. Note que essas duas últimas situações não são tipos diferentes, e sim variantes dentro de um mesmo tipo, ou entre tipos. Logo, sempre que você for viajar veja qual a melhor opção para você, verifique seus cartões de crédito para que você possa desfrutar melhor de sua viagem, pois muitos têm esse benefício de acesso à lounges VIP, mas não sabem. Boa Viagem!

               

 Acima você vê 4 Fotos, a primeira da Sala Vip do American Express no Aeroporto Santos Dummont no Rio de Janeiro, ao lado, o Buffet da sala Flagship da AA em Nova York, essa última com acesso somente aos passageiros pagantes da Primeira Classe, ou Nível Elite no Topo do Programa da Cia aéra. Abaixo você vê a entrada da Sala Vip da TAM no Santos Dummont, também no RJ, e notem o símbolo do Priority Pass, que permite a entrada dos portadores do serviço, além dos clientes fidelidade TAM, e ao lado o Buffet da sala Flagship da American em Los Angeles. 
*Imagens de uso proprietário do Blog.