quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Textual description of firstImageUrl

REAL WORLD EVENT

Hoje acordei muita gente com uma suposta promoção. Neste momento já não existe mais dúvidas de que houve um erro sistêmico no sita da AA, o que no momento da conversão cobrava menos, todavia um valor plausível dentro das últimas promoções ofertadas pela própria cia aérea o que poderia levar o consumidor a realmente acreditar que estava realizando uma compra promocional. É importante ressaltar que fique bem claro que em um primeiro momento não havia como identificar um suposto erro, uma vez que há menos de um mês atrás a AA vendeu GRU - MIA por 600 Reais em promoção, e GRU - NYC por 2.500 Reais na Executiva assim como GRU - MCO também por 2.500 Reais em executiva em Novembro do ano passado. 

Com isso a cia aérea tem o dever e obrigação de honrar todas as passagens emitidas, pois os valores apresentados são compatíveis com as ofertas prévias da cia aérea. O CDC protege o consumidor nesse caso, mas não podemos dar como certo que a cia aérea irá respeitar a lei e agir da melhor forma a beneficiar o consumidor.

No entanto em Abril deste ano, também por um erro de sistema a AA vendeu milhares de passagens entre Washington DC e Pequim por 450 dólares na Classse Executiva, o que na época era algo em torno de 1500 Reais, e honrou esse compromisso. Agora só nos resta aguardar qual será a posição oficial da cia aérea nesse evento.

Meus contatos me disseram que o clima em Dallas é tenso, a AA está em "Real World Event", ou seja um protocolo executivo que prevê o contigenciamento de operações em função de uma falha sistêmica e tirou todos os seus site do Ar, desde o brasileiro até o japonês. Tentei entrar em contato, mas não consegui retorno. Assim que tiver maiores informações postarei aqui. Boa sorte a todos que tiveram seus tickets emitidos, e saibam com toda certeza jurídica, de que os senhores estão protegidos pelo CDC independente do que venha a conhecer. Boa Sorte!


Um Clip para descontrair nesse dia tenso para a AA.



18 comentários:

  1. Hoje foi tenso mesmo.. Vlw pela promo, vi primeiro aqui no momento que ainda dava pra emitir.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Pela sua experiência, existe chance da reserva ser honrada também? Será que permitirão o pagamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, isso é muito relativo. Até hoje nunca nenhuma cia deixou de honrar as passagens vendidas, mas somente as vendidas, ou seja que estão com número de Ticket emitidos. Aquelas que ficam "Sob solicitação" são geralmente canceladas. Porém não posso afirmar algo aqui que não tem um fundamento, todavia a AA tem um histórico de honrar, mas vamos esperar para ver...

      Abraços,

      Excluir
    2. Eloy ticket emitidos seriam aqueles que já tem o código de reserva? Eu tenho o código, mas hoje a tarde a emissão das passagens estavam em processo.

      Liguei as 19:00 para o SAC e o atendente me falou provavelmente eles irão honrar para quem tem código de reserva.
      O valor do seguro já entrou no cartão, falta apenas o valor das passagens, tomara que entre hahaha.
      Vamos torcer para eles honrarem

      Excluir
    3. Como disse, a AA tem o histórico de honrar, mas vamos aguardar posicionamento oficial da cia. Abraços!

      Excluir
  3. Exatamente, proteção plena do CDC! Se você acompanha determinado trecho usando o Google Flight irá perceber que as tarifas chegam a oscilar mais de 400% no decorrer do mês, ou seja, diante da crise econômica do Brasil seria muito plausível que a American Airlines tivesse praticado os preços de hoje. Até porque mesmo vendendo a RS 3.100 em executiva na semana passada, a ocupação ainda continua em 50%.

    ResponderExcluir
  4. Eloy, parabéns pelo trabalho. O Melhores Destinos só deu a dica bem depois. Infelizmente eu não aproveitei, pois fiz a consulta de preços e a primeira página já estava com preços normais. Não sabia que tinha que ir até o final.

    ResponderExcluir
  5. Eu aproveitei para emitir duas passagens para Israel, fui até o fim e fechei por 2800 em 5x... (por causa das ferias que tenho mes que vem e de algumas cadeiras que tive de escolher separado de minha esposa, pois se eu escolhesse para ano que vem, ficaria em apenas 2000) mas nao foi emitido o e-ticket até agora, esta como pendente... será que irão honrar esta compra, sem enfiar mais e mais taxas ? Se enfiarem taxas para aumentar o valor da compra, como eu cancelo ? Normalmente, passagens para Israel nao saem por menos de 9 mil pro casal....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, até onde eu sei quem teve o e-ticket emitido a passagem deve ser honrada. O que não sabemos ainda é se a AA irá emitir aquelas "sob solicitação". Ainda estamos aguardando um posicionamento oficial da cia.

      Abraços,

      Excluir
  6. Que estranho, o site voltou, mas nada consta sobre o ocorrido. Alguém que acompanhou o caso da KLM sabe se eles demoram muito para passar uma posição firme? Eu tenho um bilhete com e-ticket e outro em em processo de emissão.

    E obrigado ao site que certamente foi o primeiro a noticiar uma grande promoção, pela segunda vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gui, ainda aguardando posicionamento da AA. Se eles não se manifestarem em 7 dias corridos, prescreve e seu contrato fica garantido.

      Excluir
    2. Opa, Eloy. Sou advogado, mas fiquei curioso com esses 7 dias, do que se trata exatamente esse prazo?

      Excluir
    3. Art.18 Parágrafo 2 CDC, mas a AA vai se pronunciar ainda hoje. Então só nos resta aguardar...

      Excluir
    4. Mas no caso estamos tratando de um serviço de transporte, não de um produto... enfim, maravilha, curioso pela resposta e pela chuva de novos comentários! Acho que tem outros meios mais adequados para pleitear o cumprimento. =)

      Excluir
    5. Vamos, lá, a construção começa por aqui: Art. 20. O fornecedor de serviços responde pelos vícios [...] assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir [...] I. a reexecução dos serviços

      E claro, estou contigo na luta, afinal é de artigo em artigo que se constrói a defesa. Valeu Eloy.

      Excluir
    6. Sim Gui, isso é o que não falta. Mas para ser sincero acredito que a AA irá honrar, caso contrário você sabe que ela não só perderá capital pelo cancelamento, como deverá separar um valor para as indenizações que com certezas serão deferidas pela justiça. Abraço!

      Excluir
    7. Além de precisar deslocar um pelotão de advogados para cada comarca desse interiorzão do Brasil. Saiu uma nota oficial "meia explicativa".

      Excluir
    8. Gui, na verdade não houve nota oficial ainda. O site MD apenas divulgou uma resposta da cia aérea, que não deixa de ser oficial, mas não é nota, e sim resposta a indagação.

      Excluir