segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

ATENÇÃO: NÃO GASTE MILHAS POR GASTAR

Eu fiquei muito triste e chateado com o relato de um leitor do Blog e resolvi escrever a respeito. Eu sempre digo que esse negócio de tentar precificar milhas ou pontos é uma furada e não deve servir para orientar a decisão de viajar, pois não se trara de um cálculo simples e objetivo uma vez que envolve mais fatores como promoções, resgates e sazonalidade de preços.

Pois bem, um leitor do site estava com 600 mil pontos no cartão de crédito, e o mesmo por não guardar registro dos pontos estava com medo de perder pontos com a expiração, então, após analisar vários sites especializados e blogs decidiu "experimentar" a Primeira Classe da Etihad por aquela bagatela que alguns sites divulgam, o que fez ele transferir 150 mil pontos para o Multiplus aproveitando ainda um bônus  e conseguir emitir São Paulo - Londres na Primeira Classe da British, gastar 800 dólares na última promoção da AA para emitir a ida de Londres para Abu Dabhi, e os 300 mil para o Smiles para voltar para o Brasil de Abu dabhi em Primeira Classe. Com isso lhe restou um saldo de 150 mil pontos no cartão de crédito.

O mesmo me contou que foi uma experiência incrível, apesar de ter durado pouco, porém uma semana após ter chegado no Brasil, soube que seu filho, atualmente estudando nos EUA, recebeu um convite para apresentar um trabalho na Universidade de Southwales na Austrália com tudo pago, e que este havia convidado o pai para sentar na bancada de honra da apresentação. Foi nesse momento que o leitor, pai do universitário, entrou em contato comigo pedindo dicas para ir para Austrália assistir a apresentação do filho.

Eu, sem saber da história naquele momento, disse que se ele tivesse pontos suficientes poderia tentar ir de executiva da Etihad por 500 mil pontos Smiles Ida e volta ou 600 mil em Primeira Classe. Ele pediu meu telefone e me contou a história e chegou a ficar meio emocionado, e disse que tinha todos esses pontos e que acabou "jogando fora", ou seja, nesse momento ele acabou subliminarmente considerando um lixo aquilo que tinha sido uma "experiência maravilhosa". 

Então, consegui pensar em alguns milagres, disse para ele transferir os pontos restantes para o Multiplus e emitir executiva com a TAM e LAN para a Austrália. O problema fica sendo a volta, que então ficamos uns 10 minutos no tel discutindo alternativas, quando eu disse sem querer que se ele tivesse adquirido o cartão de sala Vip da Qantas iria ter ajudado, e nesse momento, ele se lembrou que tinha graças a uma dica daqui do Mestre das Milhas, pois ele viaja para os EUA para ver o filho e queria acesso ao Admiral's Club da AA pagando menos em função do dólar australiano possuir uma conversão menor, e porque ele também não tem status. 

Após a revelação, ele entrou na conta dele na Qantas e viu que já haviam depositado os pontos de bônus, e utilizou esses pontos mais um co-pagamento pequeno para voltar da Austrália em classe econômica. Ele ficou muito feliz, me agradeceu, e conseguiu emitir tudo. Mas é preciso ressaltar que caso ele não tivesse gasto por gastar só para "experimentar" classes de serviço, poderia ir e voltar para a Austrália com a Etihad em Primeira Classe sem custo nenhum, e ainda assistir a apresentação do filho. Fico feliz que ele ainda vai conseguir, porém terá um custo, mas nada equiparado ao custo original de 6.200 dólares que era o valor mais baixos nas datas que ele deveria ir e retornar em função do trabalho por não ter flexibilidade, e isso em classe econômica, o que então conseguimos reduzir a 240 dólares mais os pontos para ele ir de executiva e voltar de econômica. Então pense muito bem antes de gastar seus pontos, pois estes são muito valiosos, e o melhor uso é quando você realmente planeja voar e não se deixa levar pelo ímpeto de sair por aí voando desmotivadamente. 

O leitor me autorizou a compartilhar a história, e me pediu para não divulgar os dados pessoais dele, assim como destacou que se não fosse pela ajuda do Blog certamente ele iria perder a apresentação do seu filho, uma vez que o mesmo também entrou em contato com outros sites similares e nenhum se dignou a responder o mesmo. Para finalizar é importante ressaltar mais uma vez o planejamento e estudo para considerar realmente o gasto de seus pontos e milhas, pois nas palavras do nosso amigo que quase perdeu a oportunidade de sua vida, uma experiência maravilhosa pode se tornar um lixo em comparação ao que realmente importa para cada um e suas necessidades individuais. Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário