sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

CUIDADO COM O VALOR DA MILHA

Estou escrevendo sobre isso em função de alguns leitores estarem realizando operações ruins considerando um valor "fixo" da milha. É necessário ter um extremo cuidado quando você lê ou escuta alguém falar sobre o valor da milha. A milha não tem valor, ou melhor, seu valor é algo subjetivo e está atrelado a operação que você pratica. 

Alguns leitores tem comentado ou enviado emails pedindo orientação se devem ou não fazer a viagem considerando que o valor da milha será 2,3,4 ou 5 centavos. Eu costumo dizer que no fim das contas isso é irrelevante, pois o que realmente interessa é como você irá utilizar esses pontos ou milhas. Vamos para um caso real. Eu tenho um familiar que fez Rio - HKG na executiva por 1.100 Reais e recebeu 80 mil milhas por ser Platinum, além disso ele já tinha 20 mil milhas na conta por ter viajado para Orlando no início do ano estando então com um total de 100 mil milhas. Como este mesmo parente queria ir para a Black Friday, aproveitou uma "Super Promoção do Site Points.com" e trocou 100 mil milhas por um Gift Card da Best Buy por 700 dólares. Desnecessário dizer que eu quase sofri um AVC com isso, mas as milhas são dele e eles fez o que bem quis. 

Percebam que nesse caso acima, se formos precificar a milha, ele adquiriu 100 mil milhas por um valor aproximado de 4 centavos de real a milha, grande parte em função do BUG, mas no momento da troca, ele aceitou receber apenas 3 centavos de Real por milha, tendo assim um prejuízo de 25%, a saber que essa porcentagem da diferença entra a aquisição e resgate da milha o que mais interessa. Logo, de que adiantou ele receber milhas a 1 centavo de dólar para trocar as mesmas por algo pior? O Valor da milha torna-se irrelevante.

Claro que quanto menos custo você tiver na milha melhor, porém é ruim tentar precificar a milha na aquisição somente ou no resgate somente, esquecendo da relação entre ambos para realmente verificar se você está no lucro ou prejuízo. E o que acontece no fim das contas? Esse mesmo membro da família quer ir para os EUA em janeiro em classe Executiva, e tem vagas para o destino desejado por 100 mil milhas ida e volta, porém ele está sem milhas, e a passagem custa cerca de 8 mil Reais ou 2.2 mil dólares. E aí? Valeu a pena ter resgatado o giftcard de 700 da Best Buy? 

A conclusão é que quem dá o valor final da milha é você com base na sua transação. Logo, não dê muita importância quando você lê que não vale a pena comprar milhas ou que então você tem que comprar milhas pois o valor está muito atraente, uma vez que você é a única pessoa que pode realmente responder se pode ou não comprar ou vender milhas já que devem ser levados em consideração outros aspectos como validade da milhas, seu tempo disponível para resgate, custo benefício, entre outros, pois, "às vezes" comprar 1 milha por 10 Reais pode ser mais vantajoso do que adquirir a mesma milha por 1 centavo, por mais estranho que essa afirmação possa lhe soar. Boa Viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário