segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Textual description of firstImageUrl

RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA: SMILES 2016

Esse é o primeiro relatório de inteligência do Blog com foco em auxiliar você a fazer a melhor escolha para 2016.



Introdução:

O Smiles era o programa da finada Varig, e depois passou a ser da GOL até que resolveram "emancipá-lo" e atualmente para a nossa "desgraça" é uma empresa independente de "fidelidade". Particularmente sou contra esse modelo pois é papel e objetivo da empresa a busca do lucro, e quanto mais lucro nesse ramo para empresa, maior é o prejuízo do cliente através de expiração de milhas, resgates impossíveis, e parcos benefícios. 

Relatório:

O Smiles não é um programa estável, pois ao longo desse ano realizou alterações, uma inclusive sem a devida antecedência que acabou por ser revertida na justiça. O Programa é péssimo para o acúmulo de milhas provenientes de voos, sendo em alguns casos nem possível a pontuação em função do valor da passagem. No que tange a acúmulo de milhas por cias aéreas o Blog não recomenda pontuar no Smiles.

No entanto, o programa pontualmente tem boas promoções de compras de milhas, como por exemplo compra 1 milha e leve 3, ou reativar milhas expiradas com 200% de bônus, bem como resgates promocionais sazonais. Com isso, apesar da péssima taxa de remuneração o programa é bom para alguns tipos de resgates, principalmente com as parceiras, e essa estratégia tem dado certo que tem previsão para continuar.

No que tange aos benefícios elite do programa, apesar da facilitação de obtenção da categoria elite com menos pontos, e através de transferência de pontos, analisamos que os mesmos não valem a pena perseguir com intuito de ser elite por ser e somente ser. O melhor benefício é a validade de 5 anos para quem é diamante e os descontos nos resgates, sendo que esse último pode ser atingido por associação ao Clube Smiles.

O Clube Smiles é um enigma. Costumo dizer que ele pode te ajudar ou atrapalhar, dependendo de sua situação. Atualmente tem ajudado mais do que atrapalhado, pois a demanda pelo mesmo é tão pequena que o Smiles tem feito boas promoções para quem é do Clube. Porém nossa recomendação não é se associar de pronto, e sim se houver algum planejamento de viagem com alguma cia parceira de sua parte, pois o Clube Smiles hoje não é tão caro e além de lhe dar milhas gera alguns benefícios extras como alguns do nível diamante por exemplo que podem vir a ser muito úteis para você.

Pontos Fortes:

O Ponto mais forte do programa são os resgates com as cias parceiras, onde vez ou outra é possível achar valores muito bons para viajar em cabines premmium, ou até mesmo em econômica para bons destinos, como por exemplo viajar por 160 mil milhas ida e volta para a Austrália com stop-over em Abu Dabhi pela Etihad. Existem outros bons exemplos também, então o bom do programa é saber utilizar bons resgates quando surgir a oportunidade, pois a tabela é flutuante, e nem sempre os mesmos podem subsistir.

Boas promoções de transferência de pontos de cartões de créditos com altas taxas de bonificação. 

Pontos Fracos:

Péssima taxa de acúmulo de milhas em voos. Benefícios limitados e pouca disponibilidade para uso dos mesmos no Brasil e exterior.

Tabela de Resgate Flutuante, sem um padrão de milhas para emissão.

Não pontua em passagens super promocionais.

RESUMO EXECUTIVO:

- NÃO UTILIZAR PARA PONTUAR EM VOOS;

- ASSOCIAÇÃO AO CLUBE SMILES MEDIANTE PLANEJAMENTO DE VIAGENS;

- ATENÇÃO AS OPORTUNIDADES DE RESGATES; 

- ATENÇÃO AS PROMOÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE MILHAS; E

- NÃO RECOMENDADO COMO PROGRAMA PRINCIPAL DE FIDELIDADE


*Imagem retirada do site oficial do Smiles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário