terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Textual description of firstImageUrl

SMILES TE SURPREENDENDO TODA HORA, SÓ QUE NÃO

Hoje é um grande dia no mundo de programas de fidelidade. É um dia que fica claro a evidência das informações até hoje divulgadas aqui. Alguns leitores podem ficar chateados, mas o que será escrito aqui nada mais serão do que constatações passadas e análises futuras. É um texto longo, mas duvido que isso afugente aqueles que têm interesse em entender esse maravilhoso mundo do negócio das milhas. Vamos adiante!



No dia de hoje recebi inúmeros emails para que eu escrevesse sobre a "maldade" do Smiles que alterou sua tabela sem aviso prévio e feriu os direitos do consumidor no que tange ao resgate de milhas, ou ainda, o Smiles pegou seus clientes de "surpresa" nessa manhã no que foi uma verdadeira "bomba" nos planos daqueles que haviam planejado viagens, e estariam realizando resgastes a partir de hoje.


Vamos lá, o arquivo está aí, e é público. Muitos podem discordar, mas o Smiles não fez absolutamente nada de ilegal, novo, ou "bombástico". Desde que o programa fez de verdade a última alteração em sua tabela, a mesma passou a ser flutuante, e isso está bem claro no regulamento, porém alguns sites e blogs insistem em precificar aquilo que é temporário, considerando então os valores correntes da época como uma nova tabela, o que nunca foi na verdade, pois os valores passaram a ser flutuantes, mesmo com o Smiles praticando padrões na emissão.

Então, como não houve alteração da tabela, já que a mesma é flutuante há um bom tempo, não há o que se falar em aviso prévio, ou seja, divulgar que Smiles altera a tabela sem aviso prévio é no mínimo amadorismo, já que há mais de um ano o programa adota a tabela flutuante, e obviamente os valores poderão sofrer alterações para mais ou para menos a qualquer tempo, sem necessidade de qualquer tipo de aviso prévio. 

Claro que isso acaba assustando, mas não se pode afirmar também que foi uma surpresa. Na verdade foi exatamente o que eu esperava do Smiles numa previsibilidade solar, e isso foi altamente divulgado aqui. Cheguei a criar um slogan "Smiles: O nosso lucro é o seu prejuízo!" porque não existia na história uma empresa de fidelidade autônoma com viés de lucro a época. Hoje já temos o Multiplus que seguiu os mesmos passos do Smiles. 

Por favor não pensem que isso é uma defesa do programa. Eu canso de informar que o Smiles é um péssimo programa para acúmulo de pontos, e inclusive sou altamente crítico do seu Clube que exige uma mensalidade para que seus clientes possam participar de promoções, um verdadeiro absurdo. Marquem minhas palavras, as coisas ainda vão piorar mais, então se você tem milhas no Smiles resgate logo, e acumule em outro programa. Infelizmente ainda existem aqueles que acreditam estar fazendo bom negócio participando do Smiles. É certo que existem bons negócios no Smiles, mas são exceções raras, e nem sempre o que alguns fazem com pontos é vantajoso o suficiente para justificar o uso do programa.

Eu tenho percebido que o assunto Programas de Fidelidade está meio que se tornando como religiões, cada um tem e o seu, acredita que é melhor do que o outro, e quer tentar converter aqueles para o seu programa, logo, tenho a certeza de que esse texto receberá críticas daqueles que são fiéis ao Smiles. Mas a verdade não pode ser represada, e precisa seguir o seu curso para que tudo fique documentado para a história. Tudo que vem acontecendo com o Smiles foi previsto aqui, basta você buscar e ler os arquivos do Blog. 

Ainda sim existem bons resgates pontuais no Smiles, que podem ser utilizados a seu favor, mas o posicionamento do Blog em relação ao Smiles é que é um péssimo programa, e o mesmo deve ser evitado. Divulgamos um relatório de inteligência para o ano de 2016 sobre o Smiles e está escrito lá justamente como ponto negativo a sua tabela flutuante, logo, para quem é leitor do Blog, não foi surpresa nenhuma essa ação do Smiles. Continuamos a aconselhar você que escolha um programa digno, e que pelo menos te recompense de alguma forma diferentemente do Smiles, onde no lugar deste indicamos o Flying Blue ou o Delta Skymiles. Infelizmente uma cobrança abusiva como o Smiles tem feito assusta, mesmo você estando preparado para tal ocorrência, então a melhor forma de não se preocupar com isso é abandonar o Smiles de vez, e eleger um programa mais confiável como aqueles aqui sugeridos. 

Eu sempre lembro a todos que não existe qualquer tipo de influência ou patrocínio no conteúdo do Blog. Por mais que possamos receber cortesias e brindes das cias aéreas e hotéis, a nossa avaliação será sempre justa e imparcial, e a avaliação do Smiles já foi divulgada aqui várias vezes, inclusive através do último relatório de inteligência que você pode ter acesso clicando aqui. Então que fique esse dia como um aprendizado, quando alguns consideram uma surpresa bombástica, para outros é exatamente o que se esperar de um programa desse porte, amplamente divulgado aqui mais de uma vez. Com certeza você deve ter ficado chateado com valores diferentes de cobrança na emissão das parceiras, é de se esperar, mas o Smiles nunca foi tão previsível como é hoje, e com a alta do dólar isso é só o começo. Só podemos deixar aqui nosso conselho para que você se livre do programa, o qual nunca indicamos, e que possa ganhar muito mais naqueles que realmente irão valorizar a sua escolha, e recompensar a sua lealdade. 

*Captura de tela de uma amostragem de um Resgate retirado da página oficial do Smiles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário