domingo, 5 de junho de 2016

CUIDADO: NEM SEMPRE VIAJE DE MILHAS

Acabei de ver uma propaganda com o seguinte título: "Sempre Viaje de Milhas". Então resolvi escrever a respeito justamente o contrário. Viajar de milhas em um primeiro momento parece ser bom pois evita o gasto de capital com a passagem aérea, porém esse pode ser um raciocínio simplista e errado. Obviamente que viajar de milhas vale muito a pena na maioria dos casos, todavia, é sempre importante verificar o valor da passagem aérea antes de emitir milhas. 

Para que você tenha um melhor aproveitamento de suas milhas é sempre bom pesar a relação de entrada e saída. Tenho um familiar que tem gasto alto no cartão de crédito, e ele estava precisando fazer um voo de Rio de Janeiro a São Paulo. Então, como não queria gastar dinheiro, transferiu 40 mil pontos para o Smiles e emitiu uma ida e volta, todavia a passagem pela TAM estava saindo a 240 Reais, ou seja, a pessoa jogou 40 mil pontos do cartão de crédito fora. Nesse caso foi péssimo viajar de milhas.

Outro exemplo bastante comum é emitir passagens internacionais de milhas quando os valores estão baixos. Até pouco tempo foi possível comprar passagens tanto para os EUA quando para a Europa por valores abaixo de 2 mil reais, e utilizar milhas para ir nesses voos, com todo respeito não é inteligível. Veja você, aqueles 40 mil pontos jogados fora lá em cima poderiam se transformado em valor maior com promoção de transferência e já pagava uma perna para EUA ou Europa dependendo da época, mas o detentor dos pontos preferiu fazer uma ponte aérea Rio - SP. 

Daí vem alguém e pergunta: Mas e se a ponte aérea tivesse 1.000 Reais? Valeria utilizar as milhas. Pode ser que sim, mas no meu caso, eu utilizaria o ônibus. Nós vivemos num mundo hoje que temos de olhar todas as possibilidades possíveis, e gastar 40 mil milhas ou pontos numa ponte aérea com menos de 1h de voo não me parece razoável, a não ser que você precise de urgência, e nesse caso irá arcar com o fator tempo. 

Dei 2 exemplos, mas existem outros vários, tanto no Brasil quanto no exterior, sendo o importante você saber que nem sempre é bom viajar de milhas, pois essas são valiosas, e bem utilizadas podem te render bem mais do que você imagina. Tenha muito cuidado com suas milhas ou pontos, e pense bem sempre antes de as colocar para uso. Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário