segunda-feira, 13 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

O DESESPERO BATE À PORTA

Claro que fomos um pouco exagerados no título, mas não resisti. A American até há pouco tempo atrás costumava vender muitas milhas do AAdvantage. Me lembro que a melhor promoção de milhas até 2012 foi 65 mil milhas por 1.800 dólares americanos. Mas em Novembro de 2011 veio a primeira mudança que iria trazer sequelas graves para tal. Eu, por exemplo, sempre comprava o limite máximo de milhas todo ano, para mim e meus familiares. Comecei a fazer isso em 2007, quando então descobri que qualquer milhas adquirida valia para o Programa Million Miler do AAdvantage. Até 2009 isso representava um gasto anual de aproximadamente 9 mil dólares, depois aumentou com a chegada da minha sobrinha, que nem tem 7 anos ainda, e já está bem próxima do Lifetime GOLD. 

Obviamente nós tirávamos proveito desse artifício, e com um dólar baixo, na época menos que 2 Reais, valia muito a pena, então nós comprávamos a cada 2 meses para cada membro da família, a fim de "parcelar" a compra, e isso acabou ajudando bastante a trazer a família para o Primeiro Milhão de milhas, o que garante o status vitalício GOLD, e Oneworld Ruby. Todavia em 2011, houve uma alteração no programa, e somente as milhas voadas passaram a contar para o programa de milionários do AAdvantage. Me lembro perfeitamente na época de ter avisado, principalmente nos fóruns, pois o Mestre das Milhas não havia nascido ainda. E muitos riram de mim, caçoaram, dizendo que isso nada iria interferir na AA, o que não era verdade, pois somente na minha família seria uma perda de mais de 10 mil dólares anuais. 

Pois bem, desde então, as promoções de milhas se intensificaram. Começamos a ver bônus dobrado, depois bônus dobrado e com 35% de desconto, e muito mais. Ora, certamente se a American estivesse lucrando com a venda de milhas, o valor não teria despencado nesses últimos anos, ou será que alguém é inocente de acreditar que a AA passou a ser generosa? É engraçado principalmente porque o volume de milhas vendidas tem caído vertiginosamente, não só em função do Million Miler, mas também com relação à grande desvalorização de milhas promovida pela empresa em Abril deste ano. Perceba que em algumas rotas os valores triplicaram. 

Por fim, o AAdvantage passará a ser baseado no modelo por gasto o que irá te dar menos milhas, então porque se importunar de comprar milhas para completar o saldo, quando é melhor pontuar na LATAM ou no Executive Club da British, ou ainda no programa da Iberia. É muito interessante trazer esses fatos à realidade, já que todas as estratégias trazidas pela AA não só pioraram o programa como deixou de trazer dinheiro para a cia aérea, e o impacto disso está começando a cobrar o seu custo forçando a empresa a fazer mais liquidação de suas milhas.

Com isso a AA lançou hoje uma Mega Promoção jamais vista antes, onde é possível comprar 250 mil milhas, número recorde diga-se de passagem, por apenas 4.312 dólares americanos, o que na tabela anterior era representado por 2 passagens de ida e volta em Primeira Classe entre Brasil - EUA ou EUA - Ásia, que poderiam inclusive ser utilizados nas parceiras JAL e CATHAY com serviços espetaculares, mas atualmente só dá para 1 passagem de ida e volta, o que nesse caso é melhor pagar e receber as milhas, e qualificação elite. Você não só faz muito menos com mais, como deixa de pontuar em algo que poderia te trazer um benefício futuro. O valor é bom, e é a melhor promoção que a AA já fez até hoje, mas em virtude da instabilidade do programa, de sua desvalorização de tabela de resgate, e eliminação dos benefícios MM, eu acredito que mesmo em se tratando de ser uma boa promoção, não vale a pena. Agora, cada um fique a vontade para fazer o que bem entender, e se for bom para você clique  no link abaixo para ser redirecionado para a página oficial da mesma. Enquanto isso, eu fico sem comprar milhas até que eu realmente veja um custo benefício como no passado, pois atualmente me parece que existe um certo desespero da American em querer vender suas milhas, que já não tem mais o mesmo valor de antigamente. Boa Viagem!


*Imagem retirada da página oficial da American.

Nenhum comentário:

Postar um comentário