Saiu hoje o resultado do concurso considerado o “Oscar” da avião, o Skytrax 2016. A grande vencedora foi a Emirates seguida da Qatar Airways e Singapore Airlines, no que não poderia ser uma péssima hora para as empresas americanas, que estão batalhando para restringir o mercado das cias aéreas do oriente médio. A melhor das três grandes americanas foi a Delta, seguida pela United, e então em último lugar a American Airlines. A Azul ficou em 55, e a TAM ficou em 57. A Gol pelo seu excelente serviço não conseguiu ficar entre as 100.  
Esse resultado diz muita coisa. Primeiro, aquilo que já escrevi aqui, de que isso é um presságio da catástrofe que pode vir a ocorrer com a American, já que não existirá mais incentivo para voar com eles, e em qualquer voo que o valor deles não seja muito menor, o consumidor optará por um melhor serviço, a Delta ou United. Até mesmo no mercado brasileiro a TAM se saiu melhor do que eles. O resultado também mostra o domínio das cias aéreas do oriente médio e das asiáticas que inequivocamente tem um serviço muito melhor, aquém da realidade do mercado americano e europeu como um todo, e observem que basicamente são os mesmos aviões. Então por que o 77W da Cathay Pacific oferece um serviço melhor do que o 77W da American? Certamente o problema não está no equipamento.
A Emirates que foi a verdadeira vencedora literalmente, pois opera quase que independente, sem estar associada a nenhuma aliança aérea, e mesmo assim consegue manter em operação um bom produto para o consumidor sem comprometer muito o custo, apesar da bola fora do bug desse ano. Então é isso, a princípio alguns executivos podem não dar muita atenção para esse resultado, mas o mesmo diz muita coisa, e agora vamos ver se haverá desdobramentos, ou se as cias continuarão com seus planos irredutíveis. Boa Viagem.
FONTE: SKYTRAX 2016
*Imagem cortesida da Skytrax.