quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Textual description of firstImageUrl

ANÁLISE SOBRE AS FUTURAS MUDANÇAS DO SMILES - O NOVO SMILES

Vamos tentar fazer uma análise bem didática e da forma mais simples possível, e iremos por partes. Na nossa opinião o programa Smiles melhorou muito, milagre, mas não ultrapassou os demais programas nacionais de forma significativa, mas sim com algumas vantagens extras que não são tão grande coisa assim. Agora preciso deixar um registro muito importante aqui, e talvez o mais importante de todos, a questão de todas as tarifas pontuarem. O Smiles era o único programa do mercado brasileiro que não pontuava em passagens super promocionais, ou seja, se você tem duas ofertas de passagens, você obviamente vai pagar aquela que te trará algum benefício. Falamos sobre isso diversas vezes, e finalmente parece que alguém escutou. A Gol estava precisando dessas mudanças, pois como todos sabem a situação financeira da empresa não anda nada bem. Agora vamos falar das mudanças em si. Veja abaixo:

1 - A questão da categoria elite:

O Smiles é capaz de ficar chateado conosco, mas como disse Sansa Stark, nós precisamos falar a verdade. Veja como o hotsite divulga a questão elite, e voltamos em seguida.



Não é difícil entender que o programa se compara ao Latam Fidelidade que oferece a categoria GOLD aos 10 mil pontos. Perceba que os níveis de qualificação elite realmente abaixaram, porém as novidades são irrisórias. O maior benefício mesmo seria um bilhete prêmio, agora vamos ao resto. Com a categoria Platinum no Latam Fidelidade, que se atinge com 40 mil pontos, a Latam dá 100% de mais acúmulo de pontos, acesso à sala vip, bagagem extra, ou seja, praticamente todos os benefícios do Smiles Diamante. Você pode perceber então que apenas houve uma equiparação, e para se dizer melhor o Smiles reduziu o número de milhas para a qualificação em 30 mil. Mas daí fica a pergunta: O que você prefere? Ser Platinum no Latam Fidelidade ou Diamante no Smiles? E aqui cabe destacar que o Smiles não faz parte aliança aérea nenhuma. Sem dúvidas ficou mais fácil chegar no status TOP do Smiles, porém o Smiles não oferece upgrades gratuitos ilimitados como o status TOP do Latam. No entanto, devemos admitir que as coisas ficaram melhores nessa área, pois por mais pequena que tenha sido a mudança, vai favorecer quem costuma voar com a GOL. 

3 - Mudança para a qualificação elite:

Bom, aqui tem um gatinho, porque é comum o Smiles fazer promoções concedendo o nível elite com uma grande transferência de pontos do cartão de crédito. De acordo com o divulgado a partir de agora somente os pontos obtidos com voo passarão a qualificar para as milhas que computam para a categoria elite. Mas, após contato do Smiles esclarecemos que os Cartões de Crédito Smiles continuarão computando para a categoria elite na proporção 15 para 1, e ainda poderão haver promoções onde será concedido o nível elite conforme interesse comercial da empresa.

Uma novidade no mercado brasileiro é a questão do "ROLL OVER" que já existe no mercado internacional, e a Delta é uma das empresas que faz isso, ou seja todas as milhas qualificáveis além do nível elite necessário serão "consideradas" na qualificação anual do ano seguinte. Veja o quadro abaixo:


4 - A introdução de trechos para a qualificação:

Mais uma tentativa de equiparação com o Latam Fidelidade, e uma decisão acertada, pois é mais uma forma de premiar aquele cliente que voa bastante, e de forma econômica com a empresa. Pois com apenas 3 viagens de ida e volta com um ponto de conexão já catapulta o cliente para o nível prata.

5 - A introdução de milhagem mínima garantida:

Esse para nós foi o maior acerto do programa, pois independente do valor pago, garante uma milhagem decente para voos na GOL, sendo 500 milhas para o cliente Gold, e 1.000 milhas para o cliente Diamante, independente do valor pago na passagem. 

6 - Novos Benefícios Elite:

Aqui na verdade foi mais uma repaginada, e não houve muita inovação, a saber que o cliente GOLD terá 50% de desconto nos assentos GOL + Conforto, e acesso às salas Vips domésticas. Já o o cliente Diamante terá o assento Gol + Conforto gratuito, e acesso a todas as salas vips domésticas e das parceiras em viagem internacionais com direito a um acompanhante, desde que esse esteja no mesmo localizador, ou seja, nada de colocar amigos para dentro da sala que se encontram nos aeroportos.

7 - Benefício de Bilhete prêmio gratuito:

Aqui ficou meio que uma nuvem negra, mas de acordo com o programa, o cliente Diamante poderá isentar de pagamento um acompanhando quando este comprar uma passagem em um voo operado pela GOL. Por exemplo, se você quer ir para Santiago, poderá optar por pagar a sua passagem, e isentar o custo de seu acompanhante no mesmo localizador. Ainda não foram passadas instruções de como será o procedimento para isso. Mas será praticamente um "BOGO", Buy One Get One, prática muito comum promocional nos Estados Unidos, onde ao comprar um produto você leva outro. Então basicamente é isso. A depender da viagem, esse pode ser um super benefício.

8 - Considerações Finais:

O programa realmente sofreu um upgrade, e isso sem dúvidas foi uma exigência do mercado. No entanto nada foi dito sobre a parte mais importante de todo o programa, a questão resgate de milhas, que todos sabemos ser um programa que demanda uma alta quantidade de milhas. Por exemplo, uma passagem do Brasil para o Oriente Médio em classe executiva no Smiles é de 250 mil milhas enquanto que no Latam Fidelidade é de apenas 65 mil milhas. Então o programa perdeu uma excelente oportunidade de se tornar o melhor do Brasil por não melhorar a sua parte de resgate de pontos, que continua "difícil", sendo a melhor forma de resgate as promoções de milhas reduzidas como divulgamos aqui, combinadas com outras promoções de acúmulo de milhas, que ficará mais fácil a partir de janeiro de 2017, e consequentemente acende um alerta, pois como o quadro de resgate é volátil, ou seja, não tem máximos, independente de você acumular mais milhas, você poderá ter de gastar mais também, sendo toda essa mudança uma ilusão, já que o mais importante é a conversão de saída das milhas, pois de que adianta você acumular 500 mil milhas em 1 ano, se esse valor não é suficiente nem para uma viagem de ida e volta em classe executiva para a Austrália, quando em outros programas dá para emitir uma passagem de volta ao mundo em primeira classe? 

Então, nossa avaliação final foi de que o programa melhorou em dois pontos específicos, sendo o primeiro na entrada de milhas, pois será mais fácil acumular elas, e o segundo na concessão de benefícios elite, pois também será mais fácil chegar à categoria elite, e poder usufruir de benefícios consistentes a partir da categoria Ouro. No entanto ficamos no escuro no que se refere ao resgate de milhas, e isso pode representar uma insegurança do programa com a possibilidade de inflação dos futuros resgates. O programa sem dúvidas melhorou, mas sem estabelecer uma regra rígida para resgates, todas essas mudanças podem passar despercebidas, ou terem sido em vão, coisa que somente o tempo dirá. Esperamos que tenha gostado da avaliação, e como ficamos 1h com o Smiles no telefone, deixe sua dúvida na seção de comentários para que possamos ajudá-los na medida do possível. Boa Viagem.


*Imagens retiradas do site oficial do Smiles.


*A notícia sobre o Novo Smiles foi primeiramente publicado no Mestre das Milhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário