quinta-feira, 20 de outubro de 2016

LUCRO DO 3º TRIMESTRE DA AMERICAN CAI NADA MENOS DO QUE 56%

Não sou formado em administração, mas tem certas coisas que simplesmente não batem. A American apresentou seu pior resultado desde que saiu da recuperação judicial, com uma queda no lucro de 56%, e o resultado teria sido pior se não fosse o valor baixo dos combustíveis. As causas são duas e muito simples: Avião Vazio e Aumento de Custo do Trabalho. 

O Aumento do custo do trabalho foi algo em torno de 5% então 95% do impacto foi de avião vazio. Agora vem aquilo que não bate, ou então meu senso de economia está desnortizado* (licença poética). Os investidores da American consideram esse resultado bom pois trará aumento de tarifa, ora vejam vocês, se atualmente o avião está saindo vazio, vamos então aumentar os valores para ele sair cheio, que genialidade. Por favor se houver um leitor economista me aponte onde isso irá gerar mais revenue (faturamento). 

Percebam também que isso acontece justamente no momento de mudança do programa de fidelidade, e eles insistem em dizer que o impacto da mudança é positivo. POSITIVO, com uma queda de 56% no lucro, e sim a American ainda teve lucro, mas em Julho o programa ainda estava no modo original, e é mês de alta movimentação no mercado mundial devido ao período de férias escolares em quase todo o mundo. Isso só aponta para uma tendência de queda, mas o CEO da AA diz justamente o contrário, que o próximo resultado será melhor do que esse. Peço vênia para discordar e só saberemos em janeiro o que vai acontecer, mas meu palpite não é de melhora.

Eu sinceramente pensei que a priori não iria haver impacto no lucro da cia aérea em função das mudanças do programa, pois só mesmo no próximo ano que a maioria do pessoal vai abandonar de vez o AAdvantage, pois ainda é possível se qualificar esse ano e receber ao menos 4 SWU (Certificados de Upgrades) para uso até 2018. Agora só nos resta aguardar mais uma vez se a American irá ao menos tentar "despiorar" o seu programa novamente para atrair mais faturamento, pois sabemos que o AAdvantage era justamente o fiel da balança que movia as pessoas para a AA ao invés das outras, sendo atualmente a decisão feita basicamente pelo preço já que a lealdade para a AA está prestes a fechar as portas de vez. Boa Viagem.

FONTE: BIG STORY


Nenhum comentário:

Postar um comentário