Esse é um assunto interessante, porém muito pouco falado, já que sua prática é proibida por lei ao menos no Brasil, todavia nenhuma cia aérea perde a oportunidade de overbooking. Em primeiro lugar, overbooking vem do inglês por “reservas a mais”, quando é vendido mais assentos que o avião pode suportar, e pode ocorrer tanto na classe econômica ou na classe executiva. Eu já tive a oportunidade de pegar 4 overbookings ao longo da minha vida, 1 de executiva e 3 de econômica, sendo todos com a American Airlines. As demais cias aéreas tem políticas muito parecidas, mas aqui vou falar daquela que conheço que é a American Airlines.
Vale ressaltar que não existe uma maneira 100% certa de saber quando vai ocorrer overbooking, sendo o único jeito ligar e perguntar, e mesmo assim os atendentes nunca confirmam essa situação porque sabem ser contra a lei. Quando o Overbooking ocorre já é no momento do embarque, que verificam que se todos fizeram o check-in tem mais gente do que deveria ter no avião. Na American, nesse momento, que é geralmente o momento do embarque, o agente de portão começa oferecendo 800 dólares americanos, e mais acomodação e alimentação até o próximo voo, que pode não ser necessariamente no dia seguinte. Quando peguei overbooking na classe executiva começaram oferecendo 1.000 dólares na rota Nova York – Rio, porém a medida que ninguém ia se apresentando como voluntário o valor chegou a 1.600 dólares, quando então não resisti e resolvi ir no dia seguinte. Vale ressaltar que no dia seguinte me colocaram na classe econômica, porém no momento do embarque me puseram de volta na executiva pois uma pessoa havia perdido conexão. Então o overbooking não vai necessariamente te realocar na classe que você comprou o bilhete.
Agora, o mais importante é saber como aumentar suas chances de conseguir pegar um voucher desses em momento de overbooking. Os assentos que faltam geralmente são muito poucos de 1 a 5, pois a empresa aérea também não é ingênua de fazer overbooking de 50 pessoas, pois receberá um prejuízo muito grande. A melhor forma para lograr êxito nessa situação é no momento do check-in perguntar como está o voo, e dizer que você voluntário para overbooking, mesmo que o voo esteja vazio, e então solicitar o agente do check-in para te colocar na “VOL LIST”. Nesse caso, se houver 1 vaga essa fica sendo sua, pois na lista de voluntários para overbooking é FCFS, ou seja, o primeiro que chega é o primeiro a receber, e não existe prioridade de status ou nível elite nessa lista, apenas a prioridade do tempo. Essa lista só abre no check-in também, não existe a possibilidade você solicitar isso 1 semana antes do voo. Essa opção é ótima para quem deseja ficar 1 dia a mais ou sair 1 dia mais tarde, e nessa época de voos movimentados é sempre uma possibilidade. Então, caso você queira faturar um voucher de overbooking, se prepare para aumentar suas chances. Boa Viagem nessa época de férias e celebrações, pois semana que vem já temos a Black Friday!

 

Anúncios