quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

AMERICAN PODERÁ SURPREENDER E DAR UPGRADE GRÁTIS PARA TODOS OS CLIENTES ELITE

Essa é uma informação não oficial, e não confirmada ainda, porém já atestada por vários viajantes frequentes da AA. A American Airlines está fazendo um teste experimental em que está concedendo upgrades gratuitos para os seus clientes elites. Com as drásticas mudanças do AAdvantage, a American conduziu uma pesquisa para saber o que mais atrai os clientes com relação ao Programa de Fidelidade, e o resultado foi justamente upgrades. 

Então, a cia aérea resolveu fazer um experimento de forma a atuar igual a LATAM, concedendo os cupons de upgrade, no caso 4 para o Executive Platinum ao chegar 100 mil milhas de qualificação, e mais 4 ao chegar nos 200 mil milhas de qualificação. Porém, como a reclamação foi mais em cima dessa mudança, pois anteriormente você tinha 8 nas 100 mil milhas de qualificação, e o sistema revenue nem foi a gota d'água, a American resolveu deixar as coisas como estão, porém pode implementar no próximo ano o cupom de upgrade a cada 50 mil milhas de qualificação, no caso 2, independente do nível elite. Com isso, o Platinum receberia 2, e o Executive Platinum receberia 4, com a possibilidade de receber mais 4.

No entanto, esse cupom, chamado de SWU ou EVIP, seria usado somente para confirmar o itinerário no momento da compra ou até 24h antes do embarque, sendo então no momento do check-in online, ou no aeroporto oferecida a opção de upgrade gratuito para todos os membros elite do programa, obviamente respeitando uma lista de prioridade baseada na categoria elite, e gasto nos últimos 12 meses relacionados ao montante EQD. Se isso se confirmar mesmo, será um golpe de mestre da AA, que irá agregar um alto valor para a categoria elite do seu programa, mesmo que isso se traduza apenas na possibilidade, uma vez que está cada vez mais difícil conseguir upgrades.

Vários passarinhos já me contaram que esse sistema está em teste, inclusive pude observar um teste real no aeroporto do Rio de Janeiro no dia 20 de Dezembro no voo AA 904, quando então haviam mais de 50 pessoas na lista de espera para upgrade, porém somente 1 Executive Platinum, e os demais todos Gold e Platinum, sendo todos colocados automaticamente na lista. Também fui informado que muitos membros EXP não tiveram seus SWUs deduzidos após a liberação do upgrade no gate, também em função desse teste. 

Então chegamos a conclusão que se a American decidir implementar esse tipo de upgrade, como a Latam pratica hoje, porém com o diferencial para todos os passageiros elite no gate, o programa voltará a alcançar um patamar de destaque, e isso é uma jogada muito inteligente da cia aérea, que sabe se o voo sair com um assento na executiva ou primeira classe vazio o valor é zero, então por que não tornar isso viável, e ter a possibilidade de vender algum assento na classe econômica de última hora, que são os que mais saem, já que os valores dos assentos premiuns são estratosféricos se comprados de última hora. Vamos aguardar o pronunciamento oficial da American, que deve ocorrer até o final da semana que vem, mas já adianto que se isso se confirmar irei manter o AAdvantage como meu programa principal, mesmo dando menos milhas em função do Revenue. Boa Viagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário