Depois de amanhã já é 2017, e sempre fizemos um post sobre o melhor cartão de crédito do ano, porém pensando chegamos a conclusão de que adianta apresentar o melhor cartão do ano que se passou, e por que não sugerir o melhor cartão para se usar no ano seguinte? Então utilizando a lógica inversa estamos aqui, com bases em especificidades técnicas sugerindo o melhor cartão para 2017. Mas antes de apontarmos qual o melhor cartão, precisamos falar sobre quais são as características que trazem esse título de “melhor” ao cartão, e essas estão relacionadas abaixo:
1 – Conversão de pontos: Quanto mais pontos o cartão conceder por dólar gasto melhor. Infelizmente no Brasil a maioria dos cartões ainda insiste em atrelar os pontos de fidelidade no dólar, porém a tendência do dólar em 2017 é de baixa, então esse quesito vai valorizar bastante.
2 – Número de parceiros para transferência de pontos: Outro ponto importante, já que não adianta você ter um cartão que dê 10 pontos por dólar, porém só pode usar no portal do cartão, no que certamente inflacionará seus resgates.
3 – Benefícios da Bandeira do Cartão: Seguros, proteções, e outros adicionais que por ventura venham a agregar valor ao cartão.
4 – Benefícios adicionais dos cartões: Concessão de benefícios extras, negociação de anuidade, e facilidade de promoções.
Após analisar praticamente todos os cartões do Mercado, o que o Blog recomenda, lembrando que esse NÃO se trata de post patrocinado, é o…
…Cartão Mastercard Black da Porto Seguro, e quase empatado em segundo lugar o American Express The Platinum Card. Por que esses cartões ficaram no TOP de avaliação, e ambos são bem iguais.
No Cartão Mastercard Black Porto Seguro você ganha um mínimo de 2 pontos por dólar gasto, podendo chegar a 2,2 se na fatura o valor for superior a 6 mil reais. Além disso, atualmente, a empresa Porto Seguro tem crescido bastante no Brasil, e hoje tem parceria com todos os programas de fidelidade nacionais, e o Victoria da TAP, o que permite você aproveitar as promoções de bônus na transferência. O cartão tem todos os benefícios da bandeira Mastercard Black, e alguns adicionais muito interessantes como por exemplo 5% de desconto na renovação do Seguro do seu carro, Priority Pass gratuito para o Titular e adicionais, além de ser muito generoso na anuidade do cartão. Sabemos que não é fácil conseguir um cartão desse tipo, mas se por um acaso surgir a oportunidade, não deixe escapar, já que na opinião do Blog esse é o melhor cartão para ser utilizado em 2017.
Em segundo lugar ficou o Amex The Platinum Card, simplesmente porque tem alguns benefícios a menos do que o anteriormente mencionada aqui, como a falta de descontos e vantagens para o mercado nacional, e também a falta do Priority Pass. O Amex no entanto conta com o Centurion Club, que também vem se expandindo, e tem parceria com outros lounges, mas não consegue se equiparar ao Priority Pass. Esse cartão já é mais fácil de conseguir, bastando você aplicar para o GOLD e posteriormente solicitar o upgrade para o Platinum caso tenha tido um movimento considerável nas últimas 3 faturas, e é menos burocrático, porém um ponto negativo é que o Amex não costuma negociar a anuidade, e isso pode pesar já que a anuidade desse cartão é a mais cara do Brasil, mas vale a pena se você costuma viajar ao menos 3 vezes no ano, seja nacional ou internacional. Esse cartão também não tem expiração dos pontos até o presente momento, pois existe uma “pressão” para que o cliente adote o Livelo ao invés do Membership Rewards, mas nossa recomendação é manter o Membership Rewards, já que nesse os pontos não expiram nunca, até onde a vida do programa permitir, pois o AMEX é controlado pelo Bradesco, e pode ocorrer um surto e acabar sendo tudo Livelo no final, o que obviamente irá desvalorizar o AMEX Brasil no futuro, caso isso venha a ocorrer.
Também vamos escrever sobre um cartão que NÃO recomendamos, que é o Nubank, que chegou como um conceito revolucionário, mas de revolucionário não tem nada, pois é só um cartão que não possui anuidade, coisa que a maioria das operadoras, ainda mais nesses tempos, vem negociando e isentando. Além disso, o Nubank não tem programa de recompensas algum, e concede apenas os benefícios básicos da bandeira Mastercard, já que não existe versão Black. O cartão pode até ser interessante para quem tem um gasto muito baixo, mas para quem gasta acima de 2 mil reais mensais no cartão já deixa de valer a pena, pois você perde cerca de quase 10 mil pontos no ano. Nesse caso chega a ser melhor pegar um cartão múltiplo da Itaucard sem anuidade com os mesmos benefícios que te dão ao menos 1 ponto por dólar.
Lembramos também que orientamos utilizar o cartão de crédito para tudo, desde a água de coco na praia até o que for possível pagar no cartão, dessa forma a maximizar os seus pontos, e sempre pagando a fatura em dia para não incorrer nos juros compostos abusivos das operadoras que hoje estão em quase 500% ao ano. Também evite ter mais de um cartão de crédito, pois você acaba dividindo seus pontos em diferentes programas, e isso facilita a expiração dos mesmos. No mundo da fidelidade o segredo é convergir e não diversificar. O que você pode fazer é ter um cartão AMEX e outro, já que no AMEX o membership rewards não expira seus pontos, mas qualquer coisa acima disso, é prejudicial ao seu acúmulo de pontos. Espero que você tenha gostado desse artigo, e deixe seu comentário abaixo para concordar, discordar ou sugerir algo diferente. Boas Festas!

*Imagens retiradas dos sites oficiais dos cartões apresentados.

Anúncios